O Poder da Atração na Relação de Casal

A Polaridade

Polaridade é a relação que aparece na presença ou manifestação de dois

opostos ou princípios e tendências contrastantes. É a diferença de potencial entre os dois pólos de um fenómeno. Para além disso, é uma das fontes mais simples e mais poderosas de energia.

 

O Tantra vê toda a criação como resultado da interacção dinâmica dos dois pólos – positivo e negativo, masculino e feminino, Yang e Yin. Dinamicamente falando, mesmo em nível atómico existem sempre duas forças que estão a interagir e são intricadas umas com as outras, criando assim o dinamismo de toda a matéria. A partir das raízes de matéria às alturas do espírito, o dinamismo da existência é criado pela interacção entre os dois pólos. Sem essa criação de dinamismo nada existiria. A expressão mais clara desta realidade dinâmica, e aquele que está mais próximo de nós, pode ser visto no jogo entre o homem e mulher, o masculino e o feminino num relacionamento polar de um casal.

Cada casal neste planeta é – do ponto de vista ‘acima’ – uma mini-réplica do macrocosmo que gera tudo o que acontece no seu mini-universo. Podemos entender tudo o que existe lá fora por entender a relação como uma unidade, como um microcosmo que reflecte tudo isso.

No núcleo de um relacionamento do casal que vive em polaridade, é o amor e o poder que o gera. O amor dá razão que a razão não pode compreender, e motiva os nossos corações para crescer e chegar além dos limites do ego. Mas a raiz da atração, e especialmente a atração erótica num relacionamento, é a Polaridade. O motor da atração que mantém o relacionamento do casal no fluxo do seu amor é o jogo da polaridade – o jogo entre masculino e o feminino. É o que dá a vida e suporte a tudo. No Tantra, ele é conhecido como o jogo entre Shiva e Shakti – o masculino e feminino universal. Pode ser facilmente observado dentro de um ser humano como o jogo entre a nossa capacidade de síntese analítica, como o equilíbrio entre os sistemas nervosos simpático e parassimpático, e assim por diante. Mas o lugar mais fácil para vê-la refletida na vida humana é dentro de um relacionamento de casal, porque na relação a polaridade específica de cada indivíduo é grandemente amplificada. A atração torna-se poderosa através da polaridade. Esta é uma chave esotérica que pode explicar muitas coisas ao longo da nossa vida. Se queremos atração, então a chave advém da intensa polaridade. Isso amplifica a vida do casal, dando-nos a capacidade de querer controlar os fenómenos dentro do relacionamento e dentro das nossas vidas individuais. A polaridade intensa irá aumentar a velocidade de transformação, assim como a capacidade para controlá-la. Polaridade – o segredo para um relacionamento duradouro.

Muito simplesmente, a partir dessa perspectiva o segredo para um relacionamento duradouro e intensamente vivo é manter este jogo da polaridade. Fortalecidos por uma forte polaridade as manifestações de amor são potentes e estáveis para os dois amantes tornam-se emocionalmente generosos querendo compartilhar o seu amor com o mundo.

Quando a polaridade diminui, a atração diminui, os problemas amplificam e aprofundam, a transformação fica mais lenta e a vida perde as suas cores. Todos nós já tivemos essa experiência, de uma forma ou de outra – de repente descobrimos coisas no outro que estavam sempre lá, mas agora não podemos aceitá-las mais, não podemos transfigurá-las. Normalmente, o homem fica preguiçoso e a mulher fica superficial e a bateria super-intensa que foi criada no início é agora praticamente plana. O que fazer quando isso acontece?

Pela minha própria experiência, sei que a faísca inicial do amor pode ser trazida de volta tão frequentemente caso os dois amantes queiram, se eles souberem como aplicar esse conhecimento. No meu relacionamento com a minha esposa fizemos isso uma e outra vez. Após a descoberta deste segredo, estamos constantemente a reacender a chama do relacionamento até que nos amássemos como nos amávamos na nossa adolescência. Recuperar os sentimentos que de outra forma pareciam estar muito longe é um dom da juventude que demos um ao outro e ao nosso relacionamento. É talvez o presente mais importante que este segredo nos deu.

A fim de reacender a paixão deve-se recarregar a bateria – para restaurar e até mesmo aumentar a polaridade. Os efeitos são maravilhosos: descobrimos que o amor que temos um pelo outro não está morto, mas apenas enfraquecido pela falta de poder e enterrado sob os problemas produzidos pela mente. E com o poder recém-restaurado, o nosso amor sobe novamente ao céu da nossa alma, subindo acima de todos os problemas e até mesmo conquistando novos horizontes. Isto dá a sensação de renascimento do amor intenso que é semelhante ao que existia no início. Quando diminui a polaridade, a bateria fica mais pequena e o seu poder fica mais enfraquecido podendo até desaparecer, não porque não é necessário ou desejado, mas porque está fora desse poder. Este é um dos segredos mais bem guardados sobre relacionamentos. Um relacionamento é uma bateria de poder que pode ser “recarregado” uma e outra vez, se soubermos como. Conhecendo e aplicando estas ferramentas somos capazes de ter um profundo e gratificante relacionamento intensamente feliz e de longa duração.

Artigo de Advaita Stoian (adaptado)

Marcações

Pode marcar connosco ou ligar-nos para questões através do +351 915 988 593 ou por e-mail em massagem@templo-tantrico.pt.

 

Consulte os nossos preços